Este artigo mostra como utilizar o Otimize Nesting para gerar planos de corte de peças retangulares que serão cortados em routers CNC.
Geralmente os cortes retos, aqueles que irão produzir peças retangulares, são produzidos com o uso de guilhotinas e serras, devido a sua velocidade e simplicidade na operação.
Para as routers, geralmente ficam os cortes de geometrias mais complexas, vindas de arquivos dxf feitos no CAD que contém linhas, arcos etc.
Mas isto não é uma regra. Uma router pode cortar peças retangulares sem maiores problemas.
Vejamos como fazer isto no Otimize Nesting:
O primeiro passo é cadastrar as peças que deseja produzir. Esta etapa é fundamental, pois dependendo da forma que fizer isso, o Otimizador de corte irá definir que tipo de ferramenta de corte está utilizando (serra/guilhotina ou router CNC) por exemplo.
O segredo aqui é que ao invés de cadastrar as peças digitando manualmente a largura e o comprimento, você deve importar um arquivo .dxf contendo a geometria retangular.
A imagem a seguir mostra o local onde a opção de adicionar peça em .DXF se localiza:
Dica: É possível adicionar diversas peças em um único arquivo .DXF. O Otimize Nesting, ao adicionar o arquivo irá separar cada geometria em um item na lista de peças. O Importante é que o arquivo contenha apenas as peças, sem textos, legendas, linhas auxiliares, cotas etc.
Adicionar peças a partir de um arquivo .DXF dirá ao Otimizador de corte que este plano de corte será produzido por uma máquina CNC e que as peças podem conter qualquer geometria.
Depois de feito o plano de corte, basta exportá-lo no formato .DXF e então o contorno de todas as peças estará lá, considerando o espaçamento das peças, margens etc.
A imagem a seguir mostra um exemplo de plano de corte com cortes retos no formato .dxf
É possível configurar a sua assinatura para que neste arquivo dxf esteja um retângulo com as dimensões da chapa bruta. Por padrão esta opção esta inativa e apenas as peças são exportadas.
Observação
Se ao invés de adicionar as peças utilizando um arquivo .DXF, você cadastrar a largura e o comprimento de cada peça, a exportação em .DXF poderá ser feita da mesma maneira. A diferença é que no lugar do contorno da peças, haverá apenas as linha de corte, assumindo que a operação será feita com serra ou guilhotina.
A imagem a seguir mostra este caso:
Existe algum outro tipo de exportaçao que conheça e que gostaria de ver funcionando no Otimize Nesting? Deixe sua mensagem.
Comentários