top of page

Margem nas Bordas da Chapa

  • Foto do escritor: Igor Kondrasovas
    Igor Kondrasovas
  • 30 de mai. de 2017
  • 2 min de leitura

As chapas utilizadas na fabricação de peças, sejam elas MDF, aço, acrílico, vidro etc. apresentam imperfeições quando chegam no processo do corte.

Estas imperfeições são causadas durante a estocagem ou transporte entre o fornecedor até a empresa ou até mesmo internamente.

Na prática, antes de se iniciar o corte das peças, é necessário cortar um filete ou refilo do material para descartar estas imperfeições.

O software de planos de corte contém uma configuração especial onde definimos uma margem de segurança nas bordas da chapa para compensar estas eventuais imperfeições.

Por isso é necessário ajustar corretamente no software as dimensões da chapa e a margem de segurança.

Configurando as Margens da Chapa

Fazer esta configuração no Otimize Nesting é muito simples.

Na tela principal, clique no link "configurações", localizado no canto superior direito do programa, conforme ilustrado na imagem a seguir:

Margem nas bordas da chapa

No lado esquerdo, selecione o item "Margem da Chapa" e no lado direito configure a distancia de borda que será removida.

NOTA: O otimizador de corte vai descontar este valor dos quatro lados da chapa.

Exemplo

A imagem a seguir mostra o exemplo de um plano de corte de peças para máquinas CNC, com uma margem de 20 mm nas bordas do material.

A linha vermelha externa representa as dimensões da chapa e a linha vermelha mais interna a margem da chapa.

Margem do plano de corte

Para fins de planejamento e programação da produção, o valor que se perde com esta margem entra na conta do aproveitamento como material descartado, ou seja, faz parte do índice de sucata gerada, pois é material que não poderá ser reutilizado.

Ajude-nos!

Gostou deste artigo, então compartilhe com seus amigos por email ou através das redes sociais. Ficamos gratos!

 
 
 
bottom of page