O mercado atualmente possui serras automáticas (cnc) para fazer o corte de mármores e granitos. Executam na perfeição os cortes programados com a melhor eficiência.
Não importa se a serra é automática ou manual, deve-se realizar o planejamento do corte de cada peça cortada. A imagem a seguir mostra um exemplo de plano de corte para uma chapa de granito.
Sem necessidade de programas CAD ou desenhos complexos mas apenas a largura e o comprimento das peças que precisam ser cortadas os planos de corte podem ser feitos com rapidez, gerando os seguintes benefícios:
1 - Poupar tempo nas operações de corte e ajustes da serra;
2 - Documentar automaticamente cotações e orçamentos, com os planos de corte para o cliente;
3 - Eliminar o desperdício de material;
4 - Otimizar a quantidade de operações de corte;
5 - Organizar a produção com diagramas de corte precisos
Ao utilizar um programa que faz faz o aproveitamento do material, não é preciso mais ter a dúvida sobre se está sendo feito o melhor uso do material. Com os diagramas de corte, fica evidente como o corte deve ser executado pelo operador.
Perda no Corte
Observe que a serra de granito possui uma espessura de até 6mm, segundo o depoimento de alguns clientes. Esta "perda no corte" precisa ser configurada no software para que ele possa considerar ao fazer o encaixe das peças na chapa, quando for necessário.
Imperfeições
Em muitos casos existe a necessidade de se marcar uma região da chapa que possui falhas e que deve ser ignorada pelo programa otimizador. Tudo isso torna o trabalho de aproveitamento das chapas mais difícil, mas que com o auxilio dos computadores podem ser resolvidos em questão de segundos.
Identificação e Rastreabilidade
Além dos blocos que devem ser rastreados para atender às diretrizes ambientais e a legislação, identificar e rastrear as peças cortadas com etiquetas adesivas é uma prática simples, de baixo investimento e que garante uma organização do trabalho, diminui erros e mostra um comprometimento com a qualidade.