Você provavelmente já deve ter ouvido falar dos 3Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) no que diz respeito a gestão dos resíduos sólidos.
Fazendo o plano de corte das chapas e painéis, você estará ajudando a empresa a contribuir para o mais importante dos 3 "R", o Reduzir.
O Brasil já tem uma Política Nacional de Gestão de Resíduos Sólidos (PNRS), com o objetivo de ajudar o país nos avanços de soluções para os problemas ambientais.
Reduzir a quantidade de resíduos é a porta de entrada para que, fabricantes, indústrias e prestadores de serviço possam dar sua contribuição.
Mas ainda existe um outro motivador infalível: a economia financeira.
Imagine que com um otimizador de plano de corte, você precisa comprar menos chapas, pois cada uma é utilizada ao seu máximo, sem erros nem desperdício.
Automaticamente, você precisa transportar menos material do seu distribuidor até a empresa (reduzindo no combustível e no frete).
Menos material significa menos movimentação de chapas dentro da empresa, pois tudo está otimizado.
Descartar as sobras geradas após o corte também é um custo. Mesmo que você tenha algum tipo de retorno financeiro sobre a venda da sucata, nunca será tão bom quanto a matéria-prima nova.
Este é mais um caso onde menos é mais.
Existem alguns portais na internet com artigos e notícias sobre a gestão dos resíduos sólidos, como o Portal Resíduos Sólidos, o Forum Internacional de Resíduos Sólidos, Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos entre outras.
O que posso fazer?
Nós acreditamos que é possível reduzir a quantidade de sobras durante o processo de corte, evitando que a chapa seja utilizada "pela metade".
Fazendo o agrupamento de pedidos ou um estoque mínimo de peças, é possível fazer com que ao retirarmos uma chapa nova do estoque, ela seja consumida ao máximo.
Você acredita que faz o melhor uso da matéria prima? Isto é uma opinião ou possui ferramentas de auxilio?
Deixe seu depoimento.