O software Otimize Nesting foi desenvolvido para gerar planos de corte de chapas. Mas fazer o plano de corte para barras e perfis é totalmente viável. Basta fazer algumas adaptações na hora de informar os materiais e as peças.
Confira as dicas para você gerar planos de corte para barras, perfis, tubos, trilhos e outro material "linear" onde se procura otimizar os cortes transversais ao comprimento do material.
Exemplo de Corte em Barras
Temos um perfil de 10 mm de largura e 6000 mm de comprimento. Lembrando que este é um exemplo, você pode utilizar qualquer barra ou perfil.
Se cadastrarmos este material no estoque você colocaria 10 em largura e 6000 no comprimento. Ma se fizermos isto, a visualização do plano de corte e a impressão do relatório ficará comprometida.
Como a diferença entre a largura e o comprimento é muito grande, ficara impossível colocar todo o perfil na tela/papel de forma que fique legível.
Então, o que nós recomendamos é colocar uma largura maior, já que a largura aqui não é a nossa preocupação. O que queremos é saber qual a sequencia de cortes no comprimento da barra é que deve ser feito.
Continuando com o nosso exemplo, coloque uma largura maior, como 300 mm na largura e 6000 mm no comprimento. O importante é não alterar o comprimento. Veja como fica no cadastro do material:
Uma outra preocupação é na hora de digitar as peças que serão cortadas. Você deve colocar a mesma largura do material e só indicar o tamanho que deseja cortar no comprimento, veja uma imagem do cadastro de peças:
Depois de digitar todas as peças é só gerar o plano de corte, onde aparecerá o resumo dos corte:
Agora você poderá abrir e visualizar os planos de corte isoladamente:
E estando de acordo com a disposição das peças, é só acessar os relatórios e gerar o arquivo no Word, e depois imprimir para ajudar na execução dos corte.
Nós da Otimize Nesting estamos sempre trabalhando para melhorar o nosso produto.